Benefícios do planejamento para a morte. Sua tranquilidade custa menos do que você imagina.

O planejamento para a morte faz toda a diferença para os enlutados, tanto emocional quanto financeiramente. A morte é um evento natural, inevitável e, muitas vezes, imprevisível. Apesar de ser a única certeza que temos, a maioria de nós prefere não pensar no assunto e, por isso, somos pegos de surpresa.

A importância do planejamento para a morte. Quanto custa a sua tranquilidade?

Se alguém da sua família morresse hoje e você tivesse que resolver todas as burocracias para o funeral, por onde você começaria? E se acontecesse com você? Deixaria essa responsabilidade para as pessoas que você mais ama em um momento tão delicado? Resolver todas as burocracias com o emocional abalado torna tudo ainda mais difícil.

Planejar faz parte da vida e, diferentemente do que muitos pensam, não planejamos apenas coisas divertidas como viagens dos sonhos ou festas de aniversário. Quando compramos um carro, não pensamos apenas que ele pode ser roubado ou amassado, mas mesmo assim nos sentimos mais tranquilos se contratamos um seguro, certo? Tudo o que queremos é evitar grandes transtornos caso o inesperado aconteça. Assim como a falta de planejamento em qualquer evento, não planejar a morte pode tornar o difícil momento do luto, além de triste, também caótico e desorganizado.

O que é o planejamento para a morte?

Planejar a morte é como planejar qualquer outro evento. No entanto, após o falecimento do ente querido, alguém terá, em um curto período, ao menos 78 decisões imediatas para tomar e vários pagamentos com altos valores que precisam ser feitos. A maioria dessas decisões podem ser tomadas de forma prévia e planejada, por isso chamamos de planejamento para a morte.

Como em qualquer aquisição importante de bens e serviços, o tempo para a análise e comparação é crucial para que você possa escolher a solução mais adequada para você. Na ausência de um planejamento para a morte, com a necessidade de decidir rapidamente e de última hora, a tendência é de não haver espaço para reflexão sobre o custo e o benefício da contratação. Essa imprevidência pode conduzir a uma carga financeira excessiva para seus familiares mais próximos.

Consequências da falta de planejamento para a morte:

  • Desgaste emocional.
  • Confusão e insegurança.
  • Assédio oportunistas e aproveitadores.
  • Pressão pelas 78 decisões que precisam ser tomadas.
  • Prejuízo financeiro devido ao grande valor a ser pago de uma só́ vez.

Benefícios do planejamento para a morte:

  • Foco apenas na família e nas homenagens.
  • Garantia do preço atual.
  • Reduz o peso da dor sobre as pessoas que você mais ama.
  • Gastos acessíveis e programados.
  • Paz de espírito.

Com as decisões sobre os preparativos já tomadas com antecedência, você e seus familiares poderão, chegada a hora, se entregar inteiramente à despedida. Com tempo e abertura para discussão e para uma escolha consciente do local e da forma das homenagens finais, você e seus familiares poderão tomar juntos a melhor decisão do ponto de vista pessoal e financeiro.

Você já pensou em sua própria morte?

  • A morte tem também um aspecto ritual, que simboliza o término da existência. Por isso, podemos e devemos pensar em como gostaríamos que esse ritual acontecesse. Talvez você não se preocupe com isso, mas os seus familiares se importarão. Portanto, deixar a sua vontade expressa em vida pode ser organizador e apaziguador para aqueles que você ama.

    Por mais que pareça estranho ou difícil, experimente pensar em perguntas como:

    • Desejo ser sepultado ou cremado?
    • Onde gostaria de ser sepultado?
    • Gostaria de algo especial para a minha cerimônia de sepultamento?
    • Se eu ficar doente, sem chances de cura, como gostaria que fossem os procedimentos?

    Se você não deixar esses desejos expressos e não comunicar as suas vontades, seus familiares terão de tomar essas decisões no momento mais difícil da vida deles.

Planejamento fúnebre é a melhor estratégia de economia.

  • São muitas as soluções oferecidas para as homenagens fúnebres. Existe a opção de contratação de um plano funerário (com diversas possibilidades e coberturas), que oferece a tranquilidade de prevenir o desembolso para despesas com traslado, caixão, velório e ornamentação, por exemplo.

    Outro aspecto essencial é o fato de que as soluções imediatas para o funeral custam caro. A qualidade e o preço dos jazigos em cemitério variam muito. Seja pela aquisição de um jazigo familiar ou de um plano funerário, existem diversas alternativas que se adaptam a cada situação familiar.

  • Prevenir será a melhor maneira de trazer tranquilidade e paz de espírito para toda família. Deixe por aqui só boas lembranças e saudades. Sua maior herança é o carinho e cuidado que vão além deste mundo.

Como se planejar para a morte? Conte com quem entende do assunto.

  • Dificilmente nos sentiremos totalmente preparados para nos despedir de quem amamos. Embora nosso desejo seja evitar este momento, é importante lembrar que a finitude é uma das características do ciclo da vida, independentemente de nosso controle ou vontade. 

    Nós, do Memorial Parque das Cerejeiras, ao longo das últimas décadas recebemos muitas pessoas sem saber o que fazer e nem por onde começar quando ocorre um óbito na família. Diariamente lidamos com famílias em busca de informações e procedimentos necessários para o funeral, enterro, homenagens, documentação, compra de jazigo, exumação, ossuário etc. Contamos com uma equipe que está sempre preparada para auxiliar no processo todo e informar, instruir e apoiar com o que for necessário.

Conheça nosso Guia Prático da Despedida.

  • Pensando em estratégias práticas para diminuir as preocupações e facilitar as decisões das famílias, elaboramos o “Guia prático da despedida”. São tantos pontos a serem discutidos, tantos documentos e preparativos que decidimos reunir em um livreto de 20 páginas desde informações pessoais, dados da sua história como religião, redes sociais, música favorita e animais de estimação, até informações sobre partilha de bens afetivos, doação de órgãos e pensão por morte.

    Nosso “Guia prático da despedida” servirá como um convite, um primeiro passo para trazer o assunto à tona e organizar todas as informações importantes em um único lugar. 

    Nele você vai encontrar um material especial e acolhedor que deverá ser preenchido para poupar sua família de tomar decisões difíceis neste momento e localizar facilmente documentos, evitando assim desgaste emocional desnecessário. 

    Este guia é dedicado especialmente para todas as pessoas que amam e cuidam da sua família e desejam que, mesmo na sua ausência, eles possam ser amparados e cuidados, recebendo acolhimento e a atenção necessária neste momento.

    O fato é que se planejar para esse momento é uma das decisões mais inteligentes que você̂ pode ter, somente assim sua família estará́ amparada no momento da dor e terá mais tranquilidade.

    Conheça nossas soluções clicando aqui.

Preencha o formulário abaixo para conhecer nossas soluções.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe um comentário