Luto

Apoio ao Luto

Suporte ao luto significa, para nós, praticar a solidariedade com o próximo. Atuamos no apoio ao enlutado, com foco na saúde espiritual e psicológica dos que enfrentam a perda do ente querido. 

Vemos o suporte ao enlutado como um dos pilares de nosso Compromisso com a Sustentabilidade, uma das formas de fazer nossa parte para construir um mundo melhor, começando pela nossa comunidade, pelas pessoas com quem convivemos, pelo nosso entorno. 

“Guiar as famílias na travessia da perda”. Este é o fio condutor da nossa missão de apoio no processo de luto, que envolve o antes, o durante e o depois da perda.

A Importância do Apoio ao Luto

Apesar de ser um evento natural e inevitável, a morte é fonte dos medos mais profundos e ancestrais do ser humano. Nosso instinto é de sempre lutar pela sobrevivência. Nosso desejo é de prolongar a vida o tanto quanto possível. Diante disso, o fato da finitude e a realidade de morte tendem a ser relegados ao campo do inaceitável ou do incompreensível. Convertida em tabu, a morte é tema a ser evitado. 

Quando ocorre, a maioria de nós não está preparada. Não sabemos o que fazer ou a quem recorrer. O enfrentamento das questões burocráticas ou financeiras pode ocupar o lugar e o tempo dos rituais de despedida. 

O suporte oferecido pelo Parque das Cerejeiras envolve preparação (antes), dedicação (durante) e elaboração (depois). Todas estas etapas são parte do processo de aceitação, de abrandamento da dor, de consolação, e de busca da paz e tranquilidade em face do evento.

O Antes

A preparação para o processo do luto começa antes do falecimento do ente querido. 

Acreditamos que a consciência e a aceitação da finitude melhoram a vivência do luto. Por isso, incentivamos a discussão e a informação sobre a finitude e a morte, como forma de preparar o indivíduo para o momento da perda. Essa abertura pode propiciar melhores experiências de despedida, fundamentais para a elaboração do luto. 

O Parque das Cerejeiras, com décadas de experiência nesse campo, conta com a contribuição de psicólogos e especialistas do Brasil e do exterior, que nos ajudaram a acumular conhecimento e a elaborar materiais informativos com foco na preparação para o processo de luto. 

“Pensando a Morte em Vida” reúne orientações sobre a preparação para a finitude. Em tom de conversa, é um guia de procedimentos que podem ser antecipados para propiciar uma “morte digna” e, para quem fica, a sensação de dever cumprido. Já o “Guia Prático da Despedida” organiza informações práticas necessárias para o “antes”, o “durante” e o “depois” da despedida. Temos também guias rápidos sobre outros temas, como inventário e o luto para as crianças.

Nossos consultores fazem cerca de 2.000 apresentações mensais, que ajudam a romper o tabu e trazem luz sobre a importância da preparação e conscientização antes da morte.

O Durante

Quando ela chega, muitos de nós não estamos preparados. Para os familiares, o planejamento das homenagens finais e a localização de documentos tornam-se tarefas penosas.

Nossa missão é fazer do momento da despedida um momento de dedicação absoluta ao ritual de homenagem ao falecido. Entendemos que a cerimônia de despedida é essencial para auxiliar na compreensão da perda. 

Provemos segurança e tranquilidade para a vivência de despedida. Contamos com especialistas que são um ponto de apoio e referência, treinados para tratar com humanidade os que enfrentam a dor da perda, e que oferecem orientação prática e psicológica para a família enlutada.

O ambiente do Parque das Cerejeiras é humano e acolhedor. O paisagismo, as áreas de conservação florestal e a fauna silvestre enriquecem a biodiversidade do Parque, parte do compromisso do Parque das Cerejeiras com a Sustentabilidade e Meio Ambiente. Trilhas sinalizadas convidam o visitante ao contato com a natureza e à reflexão. Um cenário que evoca paz e propicia tranquilidade no momento de despedida.

As homenagens ao ente querido podem ser realizadas em nossa capela ecumênica, salas de velório ou no velório jardim. Contamos com equipe especialmente treinada para a condução de homenagens, inclusive religiosas. Oferecemos cerimônia falada de despedida, em homenagem ao falecido com base em sua história de vida, o que torna as exéquias um momento especial e inesquecível. Disponibilizamos painéis de homenagens para possibilitar a expressão gráfica do tributo ao falecido.

Por meio do Projeto Vida Verde, convidamos o visitante a plantar uma árvore em homenagem ao ente querido falecido. Vemos o ato de plantar uma nova árvore no mesmo espaço do sepultamento do ente querido como uma forma de celebrar a memória através da vida e de simbolizar a continuidade. “Plante uma árvore e veja nascer uma homenagem”.

O Depois

Sabemos que o processo de elaboração da perda pode ser complexo e doloroso. Por isso, estruturamos programas para, de forma gratuita, prover atenção profissional e disponibilizar informação qualificada para o processo de compreensão e aceitação da transição pessoal que representa o luto. 

Oferecemos palestras com profissionais da psicologia especializados em luto. Por meio de grupos de apoio ao enlutado, auxiliamos na abertura para a discussão coletiva e para a compreensão do significado da perda. “Conversando sobre a Dor da Perda” é um dos materiais informativos que disponibilizamos com informação relevante preparada por nossos especialistas. Iniciativas como o Projeto Vida Verde e os painéis de homenagens contribuem para simbolizar a permanência da memória do falecido. Nosso foco é propiciar ferramentas para processar o momento do luto, para amparar emocional e espiritualmente, para superar o trauma representado pela perda.

Atribuímos grande importância a eventos como o Dia de Finados, o Dia das Mães e o Dia dos Pais, datas em que preparamos atividades especiais para celebrar a memória dos que descansam no Parque das Cerejeiras. 

Porque acreditamos que o cemitério não deve ser um local de separação, mas de encontro. Porque aqui guardamos a memória e homenageamos a história de nossos entes queridos.

Materiais de Apoio

Destacamos os materiais que elaboramos e que distribuímos para suporte aos enlutados:

Preencha abaixo para mais informações.

Para conhecer nossas soluções, clique aqui.

Deixe uma resposta