Luto e Saúde Mental

Assim como diferentes fatores podem afetar a boa saúde física, há fatores que também podem abalar a saúde mental de uma pessoa, prejudicando sua sensação de bem-estar interno, a tomada de decisões, a resolução de problemas e até os relacionamentos. 

O que é saúde mental e qual sua relação com o luto?

O conceito de saúde mental, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), está relacionado ao bem-estar psicológico, ou seja, a sensação de bem-estar e harmonia interna. Saúde mental abrange também a forma positiva de lidar e buscar soluções para os problemas do dia a dia e de manter relacionamentos humanos saudáveis. 

Um dos fatores capazes de abalar profundamente a saúde mental é a vivência de um luto. A experiência de perder alguém querido costuma abalar o equilíbrio interno e afetar temporariamente a capacidade da pessoa de dar conta do seu dia a dia e sua rotina.

Luto é considerado doença? Quais são os sintomas?

O luto é um processo natural de reação a uma perda importante. Luto não é uma doença, mas pode adoecer uma pessoa tanto física como mentalmente. 

É importante destacar que há sintomas físicos e psicológicos decorrentes da vivência do luto e eles não são sinais de doença, e sim sinais de luto, como:

  • Dificuldades para resolver problemas do dia a dia.
  • Falta de energia vital.
  • Desinteresse por estar com as pessoas.
  • Crises de choro.
  • Dores no peito (angústia).
  • Alterações no padrão de sono e apetite.

Quando o luto se torna mais difícil que o habitual ele é chamado de “luto complicado”. Não existe tempo certo para superar a perda de alguém, pois depende de cada pessoa e como ela está enfrentando a situação.

O chamado “luto complicado” acontece quando alguém não consegue seguir em frente após a morte de um ente querido. A perda passa a ocupar um lugar central e de destaque na vida. Estas pessoas deixam por muito tempo de realizar suas atividades habituais como trabalhar, ir ao mercado, e seus pensamentos e atos ficam associados em grande parte à perda. O luto complicado, em geral, pode ser desencadeado por elementos complicadores do processo como uma morte abrupta, violenta, ou em casos de acidentes, suicídio, tragédias e mortes que invertam a ordem natural da vida, como a perda de filhos.

Tristeza não é depressão.

Embora você possa não se reconhecer, possa estranhar tudo que está sentindo, é importante compreender que a vivência do luto pode provocar estes sentimentos e sintomas diferentes daquilo que você considera ser a sua normalidade. Levará tempo até que você possa se sentir bem internamente, mesmo que seja de uma forma diferente do que era antes. 

As sensações decorrentes do luto, como as descritas acima e outras, costumam oscilar bastante, ora estando menos intensas, ora mais intensas. Assim também há dias em que a pessoa enlutada consegue resolver algumas tarefas do cotidiano e outros dias ela não se sente capaz. Estas oscilações são esperadas e naturais.

Como cuidar da saúde mental durante o luto?

É possível que alguém que já fazia algum tipo de tratamento para a saúde mental antes do luto perceba que sua condição psíquica piora durante o processo de luto, necessitando apoio médico com maior regularidade. 

É possível também que a vivência do luto possa desencadear algum tipo de transtorno mental, mesmo que temporário como: 

  • Crises de pânico
  • Depressão
  • Transtorno de sono e humor 
  • Estresse pós-traumático
  • Transtorno Obsessivo compulsivo (TOC)
  • Abuso de álcool e drogas
  • Transtornos alimentares
  • Ansiedade 

É importante saber que ter problemas com a saúde mental não é um sinal de fracasso pessoal. Todos estamos sujeitos a maiores ou menores desequilíbrios da harmonia psíquica. Caso sinta a necessidade, procure um médico psiquiatra ou a ajuda de um psicólogo para que possam avaliar a condição de sua saúde mental neste momento e, se necessário, pensar em estratégias de como ajudá-lo a retomar o equilíbrio interno.

Este texto foi desenvolvido pelo Centro de Psicologia Maiêutica em colaboração com o Grupo Cerejeiras

Preencha o formulário abaixo para conhecer nossas soluções.

Deixe uma resposta