O velório é um ritual de despedida.
É momento de reunião em homenagem ao falecido e também de ser solidário com familiares e amigos.
Muitas vezes surgem dúvidas sobre como se comportar em um velório ou funeral, como se vestir, se é necessário levar flores, o que dizer e o que é melhor evitar falar.
Por que ir ao velório?
Além de poder se despedir e homenagear o falecido, o comparecimento ao velório é uma forma de amparar a família, demonstrar solidariedade e apoio.
Como se comportar em um velório?
Os velórios em geral são silenciosos em virtude do respeito que envolve a cerimônia.
Uma sugestão: ao chegar, fique em silêncio por um minuto em frente ao caixão, essa atitude será vista como demonstração de respeito ao falecido.
Expressar os sentimentos ou condolências é a forma de confortar as pessoas próximas ao falecido neste momento tão sensível.
Não é preciso falar muito. Sua presença já é reconfortante. Serão bem recebidas mensagens curtas como “Sinto muito”, “Meus pêsames” ou “Lamento pela sua perda”. Se faltarem palavras, um abraço é uma ótima forma de se expressar.
Caso queira mais detalhes sobre como expressar pêsames e condolências, consulte nosso artigo Maneiras de enviar condolências após a morte de entes queridos
Evite dizer aos familiares do falecido que “você sabe o que eles estão sentindo” ou que o falecido “agora está descansando”.
Este é um momento sensível e os enlutados estão passando por muitas emoções. Outros assuntos que não devem ser abordados neste momento são: “como você está?”, “o tempo cura a dor”, “todos passam por isso” e “não se sinta mal”.
Respeite sempre a família enlutada.
A presença já é uma importante forma de homenagem. Considere também outras formas de expressar a lembrança:
Uma coroa de flores é uma forma de manifestar seu carinho e se fazer presente.
Envie uma carta, um cartão, ou mensagem por meio digital.
Para saber mais, consulte nosso blog:
Família em Luto, saiba como ajudar