Maneiras de enviar condolências após a morte de entes queridos.

Enviar condolências não é uma tarefa fácil seja qual for o grau de intimidade que se tenha com o enlutado. Isso porque temos que encontrar as melhores palavras ou gestos para expressar nosso pesar para alguém que está vivendo um dos momentos mais delicados da vida: a morte de um ente querido.

É comum a preocupação de ser muito invasivo ou muito omisso, de parecer exagerado e atrapalhar ou de parecer muito distante e ser considerado ausente. Pode ser difícil encontrar um meio termo ou colocar regras em uma situação com tantas variáveis. Muitas coisas devem ser levadas em conta, como por exemplo o fato de que cada pessoa reage ao luto de uma maneira. É importante respeitar a expressão do luto do outro e também a própria: não se sinta obrigado(a) a agir diferente do que está sentindo, isso leva à artificialidade e será facilmente identificado pelos demais.

Qual a melhor maneira de enviar condolências?

Oferecer ajuda prática para qualquer eventualidade é sempre uma boa forma de agir. Ao se colocar no lugar da família enlutada e pensar o que você gostaria de escutar e como gostaria que as pessoas ao seu redor agissem, tenha em mente que cada pessoa é única em sua forma de responder às diversas dificuldades da vida e lida com os sentimentos de maneira também muito particular. Respeite sempre o tempo, a vontade e o espaço de cada um ao ajudar uma família em luto, mas saiba que seu apoio é muito importante neste momento.

O que escrever em uma carta de condolências de luto?

Ao enviar uma mensagem de condolências e precisar escolher as melhores palavras, ou ao elaborar uma carta de condolências e ficar em dúvida se o conteúdo está apropriado, use sempre o bom-senso e o altruísmo e dificilmente irá errar.

Veja exemplos de mensagens e frases de condolências que podem ser enviadas em diferentes situações.

Mensagem de condolências aos familiares:

“Estimada família, a todos vocês eu quero apresentar as minhas condolências mais sinceras pelo falecimento de seu ente querido.

Na verdade, pouco ou nada pode ser dito ou feito em um momento como este capaz de minimizar tão insustentável dor. Aceitem o meu apoio, o meu carinho e total disponibilidade.

Saibam que o meu coração lamenta com os seus, e meu pensamento está com vocês e com quem partiu deste mundo, mas que para sempre será recordado com saudade. Que todos tenham a força necessária para superar essa adversidade e que estejam mais unidos que nunca para suportarem os próximos tempos. Com estima por vocês, quero que saibam que podem contar comigo sempre que precisarem.”

Nota de condolências para um amigo enlutado:

“Querido amigo, 

Foi com grande tristeza que tomei conhecimento do falecimento de seu familiar e quero expressar minhas condolências por esse acontecimento.

A morte infelizmente rouba de nós as pessoas mais preciosas. Espero que tenha força para superar esse momento ruim e também que saiba que estou aqui ao seu lado para lhe prestar toda ajuda e apoio que precisar.

Mesmo que agora seja difícil entender e aceitar, e que pareça que essa dor será incurável, o tempo trará alívio e serenidade. Agora resta apenas que se mantenha forte e enfrente esse momento com toda a coragem que tem no coração. Você sabe que eu estou aqui para o que você precisar.”

Mensagem de condolências por morte de colaborador da empresa:

“É com triste pesar que a (nome da empresa) em nome do presidente (nome do CEO), por meio deste, presta solidariedade e condolências aos familiares e amigos pelo falecimento de (nome do falecido), (cargo que ocupava), que faleceu (data do falecimento). O velório acontece no (local do velório), e o sepultamento será às (horário do sepultamento), no (local do sepultamento).”

Frases de condolências curtas:

  • “Meus sentimentos a você neste momento. Saiba que você tem todo o meu apoio e solidariedade.”
  • “Desejo-lhe paz, conforto, coragem e muito amor neste momento de tristeza.”
  • “Lamento muito por sua perda neste momento. Saiba que tem todo o meu apoio sempre que precisar.”
  • “Estou pensando em você e na sua família com amor para ajudá-los a superar esta perda.”
  • “Muitas vezes, é difícil encontrar as palavras certas em um momento como este. Que você encontre paz, conforto e todo o amor de que precisa nos próximos dias.”

Frases de condolências religiosas:

  • “Que Deus tranquilize a sua alma.”
  • “Minhas sinceras condolências. Rezo para que o amor de Deus envolva e conforte seu coração.”
  • “Rezo para que Deus traga-lhe a paz que só Ele pode proporcionar com seu amor. Meus pêsames.”
  • “Rezo para você encontrar paz de espírito e conforto neste momento de perda. Estarei aqui para ajudar a superar sua tristeza.”
  • “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.” Romanos 15:13

Outras maneiras de expressar condolências:

Faça uma visita pessoal.

Visitar alguém que acaba de perder um ente querido é um gesto que certamente será lembrado com muita gratidão. Ao fazer uma visita pessoal você pode compartilhar uma memória, expressar todo seu apoio e ser um bom ouvinte para que o enlutado se sinta acolhido e compreendido. Nessa visita você pode também se oferecer para realizar tarefas práticas que contribuam para facilitar o momento do enlutado, ou levar algum presente, como um bolo ou chocolates. 

Ligue para a pessoa enlutada.

Nem sempre é possível estar presente, visitar ou até mesmo comparecer ao velório. Um telefonema ou uma mensagem de voz é uma alternativa adequada para uma visita. Ao telefone oferecendo seu apoio, certifique-se de que o enlutado entenda que, embora você possa não estar fisicamente presente, você está e estará lá para o que precisar.

Compartilhe suas condolências digitalmente.

Estamos todos conectados nas redes sociais e muito do que acontece em nosso dia a dia reflete digitalmente. As mídias sociais podem ser um bom lugar para mostrar àqueles que estão em luto que você está pensando neles. Fotografias são uma grande adição às condolências digitais quando possível. Ser capaz de ver o rosto de um ente querido novamente, mesmo que apenas em uma fotografia, tem a capacidade de trazer grandes memórias. Basta pensar na alegria que você tem quando vê uma foto de alguém que você ama, ou a emoção de ver uma foto antiga que você não se lembra de ter visto antes.

O que dizer e o que evitar ao conversar com uma família em luto.

O momento é difícil para todos e, mesmo com ótimas intenções, muitas pessoas cometem “gafes” ou se expressam de maneira errada. 

  • Considere substituir o “Como você está?” por “Deve ser um momento muito difícil para você, mas você não está sozinho”. 
  • Troque o “Ele/ela está em um lugar melhor” por “Eu sinto muito pela sua perda”. 
  • Não diga “Isto acontece com todos nós em algum momento”, e sim “Você deve sentir muita falta dele”. 
  • Evite “Você está lidando com isto melhor do que eu esperava”, e tente falar “Você não deve estar bem, e tá tudo bem se sentir assim.”

Expresse suas condolências com respeito e compreensão.

As demonstrações de carinho, as ofertas de ajuda com as atividades do dia a dia e todo o suporte será sempre lembrado com muita gratidão. Algumas atitudes podem tornar o processo de luto um pouco mais leve. Considere sempre seu nível de intimidade com o enlutado para que seu comportamento não seja invasivo e respeite sempre a vontade da pessoa em luto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *