luto - a dor da perda

A dor da perda: orientações para ajudar uma pessoa em luto.

luto - a dor da perda

O que acontece quando perdemos alguém que amamos?

A experiência de conviver com a morte de alguém querido provoca uma das dores mais intensas que um ser humano pode suportar: “a dor da perda”. E logo, o luto.

Infelizmente, somos muito mal preparados e pouco educados para lidar com essas perdas que, independente da nossa vontade, fazem parte da existência de qualquer ser humano. 

Assim, quando ocorre a morte de uma pessoa amada, aqueles que ficam realizam um grande esforço para lidar com o sofrimento, para dar sentido ao acontecimento e para encarar a realidade tal qual ela se apresenta. A vivência de uma perda, que afeta a vida de uma pessoa para sempre, é chamada de LUTO.

Como é o processo de luto?

O processo de luto se faz necessário, é uma condição indispensável para que a pessoa retome sua vida, agora sem a pessoa que amava, e possa refazê-la em interação com quem a cerca. 

Aqueles que vivem esse processo de luto precisam elaborar de alguma forma essas novas condições, reconstituir um novo jeito de viver sem a pessoa que perderam. 

Esse processo, sem dúvida, não é uma tarefa fácil nem rápida, especialmente se o vinculo era muito intenso ou se a morte foi traumática. 

O que fazer?

Uma das condições indispensáveis para que o luto seja elaborado e possa permitir uma boa reorganização na nova vida e possa permitir uma boa reorganização da nova vida é que a pessoa possa expressar seus sentimentos, inquietações e angústias diante da perda. 

luto

O momento do velório é oportuno para iniciar esse processo, pois permite que as pessoas façam suas despedidas, que se encontrem e partilhem da mesma dor. Dor que poderá tomar formas diferentes para cada um. E não existe uma forma certa de expressá-la; o importante mesmo é vivê-la.

Ao contrário do que muitos imaginam, chorar é um excelente veículo para manifestar a dor da perda, assim como conversar sobre os acontecimentos.

Cultivar fotos e memórias de quem faleceu e prestar homenagens também são formas importantes para que o luto possa ser elaborado.

O que acontece quando estamos em processo de luto?

Durante o inicio do processo de luto, é comum que os sentimentos fiquem confusos e o enlutado sinta extrema tristeza, raiva, solidão, variações de humor e até alívio. Muitas pessoas entram em depressão, sentem-se incapazes de sobreviver sem o ente perdido, carregam culpas acreditando que poderiam ter mudado o destino se tivessem agido de forma diferente. 

Além disso, o comportamento do enlutado pode mudar durante um tempo, apresentando sono alterado, falta ou aumento de apetite, desatenção, lapsos de memória, lentidão na fala e no pensamento, entre outros sintomas. 

A saúde de uma pessoa enlutada pode ficar mais debilitada, tornando-a vulnerável a doenças ou a surgimento de sintomas somáticos (dores de cabeça, náuseas, vômito, respiração curta, dores musculares, queda de cabelo, palpitação e tremores). Estas queixas devem ser avaliadas por um especialista para orientação e, se necessária, medicação adequada. 

Como ajudar alguém que está vivendo uma perda e está no processo de luto?

Todo apoio e cuidado dos familiares e amigos são bem-vindos, já que a sensação de perda gera instabilidade, desamparo e confusão. 

Se você quer ajudar um enlutado, atente-se para algumas orientações:

Enfim, se você quer realmente ajudar, escute o enlutado sem interferir em seus sentimentos. 

Às vezes, um abraço e silêncio são mais eficazes do que milhões de palavras.

Lembre-se de que a morte, embora seja um processo natural da vida, é um grande enigma para o homem, e a dor da perda sempre será o seu maior sofrimento.

Fonte: Ana Lúcia Naletto e Lélia Faleiros Oliveira. 

Psicólogas do Centro Maieutica, desenvolvem trabalhos na área de luto com adultos e crianças e realizam palestras e grupos de apoio aos enlutados no Memorial Parque das Cerejeiras. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *