Perder alguém é um acontecimento muito marcante e doloroso. A despedida inicia o período de luto, cheio de lembranças e reflexões.
Provavelmente tudo o que você e sua família mais queiram agora seja reservar os próximos dias para assimilar o ocorrido, refletir sobre as mudanças, relembrar momentos que deixarão saudades e receber o consolo e o apoio necessários para este momento
Apesar disso, alguns processos burocráticos são necessários e precisam ser realizados imediatamente após o falecimento.
Confira os principais processos que devem ser realizados após o sepultamento.
Certidão de Óbito.
A Certidão de Óbito é o documento comprobatório do registro da morte, emitido por um Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. Deve ser solicitada no prazo máximo de 15 dias mediante a apresentação do Atestado/Declaração de Óbito.
Cancelar documentos pessoais.
Com a Certidão de Óbito em mãos, será possível realizar o cancelamento da maioria dos documentos do falecido. Confira os locais onde o procedimento deve ser realizado.
RG: O cancelamento geralmente é automático. Caso não seja, é possível solicitar na Secretaria de Segurança Pública do estado.
CPF: Posto da Receita Federal.
Carteira de Trabalho: Superintendência do Ministério do Trabalho.
CNH: Detran.
Título de Eleitor: Assim como o RG, o título de eleitor deve ser cancelado automaticamente. No entanto, caso não seja, a família deverá comparecer ao cartório da zona eleitoral, munida do Título de Eleitor e Certidão de Óbito para solicitar a baixa.
Cancelar contas bancárias.
É importante realizar o cancelamento das contas bancárias do falecido o quanto antes, evitando o pagamento das taxas mensais de manutenção da conta cobradas pelo banco. Para cancelar a conta bancária, o familiar deve ir até uma agência com a Certidão de Óbito.
Dar entrada no Inventário (até 60 dias a partir do momento do óbito).
Caso o falecido tenha deixado patrimônio, a abertura de processo de inventário será obrigatória para distribuir os bens aos herdeiros. O prazo é de até 60 dias a partir do momento do óbito. A participação de um advogado é necessária, mesmo no caso de inventário extrajudicial.
Separe os documentos para o processo:
- Procuração
- Certidão de óbito do falecido
- Testamento (se houver) ou certidão comprobatória de inexistência do testamento
- Certidão de casamento ou prova da união estável
- Documentos pessoais do falecido
- Documentos pessoais dos herdeiros
- Escrituras dos bens imóveis
- Comprovação de propriedade de outros bens a inventariar
- Certidões negativas de débitos fiscais
Consulte nosso blog para saber mais sobre o processo de inventário.
Pertences pessoais do falecido.
Não há um momento “certo” para arrumar os pertences, assim como não há um tempo determinado para atravessar o período do luto. Nesta situação é importante saber respeitar o processo de cada um.
Confira algumas importantes orientações que podem ajudar a família:
- Conversem entre si antes de tomar decisões.
- Respeitem o momento de um e de outro, sem forçar qualquer decisão precipitada.
- Procurem dar início à arrumação ao longo dos primeiros meses de luto, mas considerem arrumar as coisas devagar, por partes, conforme forem aguentando.
- Uma sugestão é doar as roupas do seu ente querido e ajude quem precisa.
Cancelar ou transformar a rede social do ente querido em um memorial.
A maioria das redes sociais que conhecemos permitem o cancelamento da conta mediante apresentação da certidão de óbito e comprovação do grau de parentesco. Após o encerramento/cancelamento da conta devido a falecimento, toda a vida digital daquela pessoa se encerra, não deixando qualquer vestígio dos atos praticados pelo usuário.
É possível também transformar o perfil do falecido em um memorial, onde os amigos e familiares possam escrever mensagens, postar fotos e compartilhar seus sentimentos. No Instagram ou Facebook, vá até a Central de Ajuda do Facebook e busque por “Solicitação de transformação em memorial”. Um breve texto explicará os detalhes do procedimento.
Busque apoio para o período do luto.
Nós do Cerejeiras somos especialistas no apoio ao luto e disponibilizamos vários meios de informação e ajuda gratuita. Conte com nosso serviço de apoio ao luto, que através de um atendimento humanizado e acolhedor, oferece suporte ao luto às famílias com foco na saúde espiritual e psicológica.
Sempre que visitamos um cemitério ou participamos de velórios, as flores são presença constante. Elas são alguns dos símbolos mais comuns nas cerimônias, além de serem uma forma de homenagear o falecido e de demonstrar carinho e afeto com a família que acabou de perder um ente querido. Elas também oferecem uma sensação de aconchego ao local, o que é muito importante por se tratar de um dia tão delicado para as pessoas. São ainda uma ótima maneira de decorar os túmulos.
Mas, como será que essa tradição das flores nesses eventos começou? A cultura das flores nos cemitérios é bastante antiga e cada uma delas carrega um significado diferente. Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre essa simbologia!
