O que fazer após a perda de um ente querido? Guia para te auxiliar nos processos burocráticos.

Perder alguém é um acontecimento muito marcante e doloroso. A despedida inicia o período de luto, cheio de lembranças e reflexões.

Provavelmente tudo o que você e sua família mais queiram agora seja reservar os próximos dias para assimilar o ocorrido, refletir sobre as mudanças, relembrar momentos que deixarão saudades e receber o consolo e o apoio necessários para este momento

Apesar disso, alguns processos burocráticos são necessários e precisam ser realizados imediatamente após o falecimento.

Confira os principais processos que devem ser realizados após o sepultamento.

Certidão de Óbito.

A Certidão de Óbito é o documento comprobatório do registro da morte, emitido por um Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. Deve ser solicitada no prazo máximo de 15 dias mediante a apresentação do Atestado/Declaração de Óbito. 

Cancelar documentos pessoais.

Com a Certidão de Óbito em mãos, será possível realizar o cancelamento da maioria dos documentos do falecido. Confira os locais onde o procedimento deve ser realizado.

RG: O cancelamento geralmente é automático. Caso não seja, é possível solicitar na Secretaria de Segurança Pública do estado.

CPF:  Posto da Receita Federal.

Carteira de Trabalho: Superintendência do Ministério do Trabalho. 

CNH: Detran.

Título de Eleitor: Assim como o RG, o título de eleitor deve ser cancelado automaticamente. No entanto, caso não seja, a família deverá comparecer ao cartório da zona eleitoral, munida do Título de Eleitor e Certidão de Óbito para solicitar a baixa.

Cancelar contas bancárias.

É importante realizar o cancelamento das contas bancárias do falecido o quanto antes, evitando o pagamento das taxas mensais de manutenção da conta cobradas pelo banco. Para cancelar a conta bancária, o familiar deve ir até uma agência com a Certidão de Óbito.

Dar entrada no Inventário (até 60 dias a partir do momento do óbito).

Caso o falecido tenha deixado patrimônio, a abertura de processo de inventário será obrigatória para distribuir os bens aos herdeiros. O prazo é de até 60 dias a partir do momento do óbito. A participação de um advogado é necessária, mesmo no caso de inventário extrajudicial. 

Separe os documentos para o processo:

  • Procuração
  • Certidão de óbito do falecido
  • Testamento (se houver) ou certidão comprobatória de inexistência do testamento
  • Certidão de casamento ou prova da união estável
  • Documentos pessoais do falecido
  • Documentos pessoais dos herdeiros
  • Escrituras dos bens imóveis
  • Comprovação de propriedade de outros bens a inventariar
  • Certidões negativas de débitos fiscais

Consulte nosso blog para saber mais sobre o processo de inventário: https://cerejeiras.com.br/blog/inventario-o-que-e-e-como-fazer/

Pertences pessoais do falecido.

Não há um momento “certo” para arrumar os pertences, assim como não há um tempo determinado para atravessar o período do luto. Nesta situação é importante saber respeitar o processo de cada um. 

Confira algumas importantes orientações que podem ajudar a família: 

  • Conversem entre si antes de tomar decisões.
  • Respeitem o momento de um e de outro, sem forçar qualquer decisão precipitada.
  • Procurem dar início à arrumação ao longo dos primeiros meses de luto, mas considerem arrumar as coisas devagar, por partes, conforme forem aguentando.
  • Uma sugestão é doar as roupas do seu ente querido e ajude quem precisa.

Cancelar ou transformar a rede social do ente querido em um memorial.

A maioria das redes sociais que conhecemos permitem o cancelamento da conta mediante apresentação da certidão de óbito e comprovação do grau de parentesco. Após o encerramento/cancelamento da conta devido a falecimento, toda a vida digital daquela pessoa se encerra, não deixando qualquer vestígio dos atos praticados pelo usuário. 

É possível também transformar o perfil do falecido em um memorial, onde os amigos e familiares possam escrever mensagens, postar fotos e compartilhar seus sentimentos. No Instagram ou Facebook, vá até a Central de Ajuda do Facebook e busque por “Solicitação de transformação em memorial”. Um breve texto explicará os detalhes do procedimento.

Busque apoio para o período do luto.

Nós do Cerejeiras somos especialistas no apoio ao luto e disponibilizamos vários meios de informação e ajuda gratuita. Conte com nosso serviço de apoio ao luto, que através de um atendimento humanizado e acolhedor, oferece suporte ao luto às famílias com foco na saúde espiritual e psicológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *