Depois de sofrer com o impacto da perda, ainda há
outra tarefa que
pode ser bastante
dolorosa relacionada ao que fazer com as roupas e pertences do falecido.
TODOS OS OBJETOS DA PESSOA AUSENTE ESTÃO CARREGADOS DE SENTIMENTOS E HISTÓRIAS, POR ESTA RAZÃO A TAREFA DE LIDAR COM OS PERTENCES É TÃO DELICADA.
Algumas famílias não querem se desfazer de nada, pois acreditam que precisam manter viva a lembrança do falecido por meio dos bens que restaram. Outras acreditam que precisam tirar as coisas o mais rápido possivel, na ilusão de que a dor e a saudade possam ser amenizadas. Ambas escolhas são tentativas de abrandar o sofrimento pela ausência da pessoa falecida.
Não há um momento “certo” para arrumar os pertences, mas eles terão que ser arrumados para que todos possam voltar para à vida. A família precisa de tempo e calma para lidar com tudo isso.
Abaixo damos algumas importantes orientações que podem ajudar na tarefa de arrumar as roupas e pertences do falecido:
Conversem entre si antes de tomar decisões.
Respeitem o momento de um e de outro, sem forçar qualquer decisão precipitada.
Procure dar início à arrumação ao longo dos primeiros meses de luto, mas considerem arrumar as coisas de- vagar, por partes, conforme forem aguentando.
Peça ajuda e companhia de alguém que você confia e que pode acolher a sua tristeza neste momento.
É uma das tarefas mais difícil tirar os pertences da pessoa de dentro de casa, só o tempo nos ajuda a fazer isso com calma e tranquilidade.