Músicas e livros sobre o luto e a morte e as mensagens que carregam.

A importância de encontrar maneiras de lidar com o luto e a morte de um ente querido é um tema recorrente na Psicologia. As músicas e os livros são ótimas formas para ajudar nesse processo do luto, seja se expressando por meio deles ou lendo e ouvindo obras que tratam do assunto. Com a arte materializada em músicas e livros, podemos elaborar melhor a dor, buscar alívio, sentir mais acolhimento e identificação num momento difícil, organizar pensamentos e sentimentos. 

Destacamos aqui algumas obras icônicas, músicas e livros, que tratam do luto e da morte e as mensagens que carregam.

Os Livros sobre luto e morte mais antigos da História.

Desde o Egito Antigo, é comum as pessoas se expressarem através da escrita sobre o luto e a morte. Uma das tradições mais famosas é a do Livro dos Mortos, no qual os egípcios escreviam orações e preces nos papiros que eram colocados nos túmulos, com o objetivo de ajudar o falecido em sua travessia. Eles acreditavam que, assim, a vida após a morte seguiria sem problemas ou obstáculos.

Você sabia que a Bíblia também é considerada um livro sobre luto, morte e consolo?

A Bíblia é o livro mais lido no mundo, ocupando o primeiro lugar das leituras também no Brasil. Hoje, é possível acessá-la pela própria internet ou por meio de aplicativos que trazem passagens bíblicas para o leitor. 

A Bíblia é, também, um livro sobre luto e morte, já que esses temas são abordados em diferentes capítulos desde o Antigo Testamento, em Gênesis. 

Para quem está enfrentando esse momento difícil, a Bíblia pode ser um livro sobre luto e morte que consola e conforta o leitor. Salmos, Eclesiastes, Isaías e Coríntios são alguns exemplos de livros sobre o luto e a morte que abordam o assunto de forma reconfortante e esperançosa.

Literatura na pandemia do Covid-19: livro especial sobre o luto, morte e a perda que o mundo está enfrentando.

A premiada escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, autora de Hibisco roxo e Sejamos todos feministas, lançou em 2021 um livro sobre o luto e a morte. Notas sobre o luto,  um relato sobre a imensurável dor da perda, foi escrito em 2020, durante a pandemia da Covid-19, período em que muitas pessoas perderam amigos e familiares, inclusive a autora, que perdeu o pai em junho daquele ano.

O olhar médico que gerou um livro sobre o luto e a morte.

A morte é um dia que vale a pena viver é um livro sobre luto e morte que traz a perspectiva da médica e autora Ana Claudia Quintana Arantes, especialista em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor. A obra traz uma reflexão acerca da nossa existência, para se “buscar um novo olhar para a vida”, como diz o próprio subtítulo. Nesse livro sobre o luto e a morte, Ana Claudia propõe que não é o falecimento que deve causar dor, mas, sim, uma vida pouco aproveitada, na qual não se viveu da forma como gostaria, não se aproveitou como queria.

A autora tem outro livro sobre luto e morte, chamado Histórias lindas de morrer. O foco são as relações emocionantes e profundas construídas entre as pessoas. Todas as histórias foram baseadas na realidade que Ana Claudia testemunhou durante seu trabalho como médica.

Bee Gees e o sucesso da famosa música sobre luto e morte.

O grupo australiano Bee Gees, formado pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb, tem mais de 50 anos de carreira e é mundialmente conhecido. Um de seus maiores sucessos é a canção Wish you were here (Queria que você estivesse aqui), uma música sobre luto e morte composta para homenagear o irmão mais novo dos integrantes da banda, que morreu em decorrência de um problema cardíaco. A faixa pertence ao álbum One, lançado em 1989, um ano após o falecimento de Andy Gibb.

Lidando com a saudade e transformando a tristeza em música sobre luto e morte.

Uma das bandas mais prestigiadas do Brasil, a Legião Urbana, tinha como vocalista um verdadeiro poeta: Renato Russo. Eles eram conhecidos não apenas pelas músicas politizadas, mas também pela poesia encontrada e sentida em suas letras. 

Vento no litoral é uma composição que pode ser interpretada como música sobre luto e morte, já que retrata alguém que sente muita saudade de uma pessoa que não voltará mais para sua vida. A letra conta sobre as tentativas de seguir adiante, mesmo sabendo da dor que ainda o acompanha.

Poesia e dor: música sobre luto e morte após a perda de um filho.

Eric Clapton passou por um momento muito difícil e doloroso em sua vida: a perda do filho Conor, de apenas 4 anos, que caiu do 53º andar de um prédio enquanto brincava. A música sobre luto e morte chamada Tears in heaven (Lágrimas no paraíso) foi escrita nove meses após o acidente e foi a forma que o guitarrista encontrou para elaborar a perda e amenizar a angústia.

Música sobre luto e morte após perder a mãe.

Lidar com a perda da mãe é um dos sentimentos mais difíceis que alguém pode enfrentar e, por isso, é muito importante buscar algo que ajude a lidar com esse processo.

Na Eternidade é uma música sobre luto e morte composta pela cantora gospel Eyshila e interpretada por Bruna Karla. A letra fala sobre as lembranças da mãe que ficarão com sua filha e da certeza de que haverá um reencontro entre elas.

Música sobre luto e morte após perder o pai.

Naquela mesa é uma música sobre luto e morte composta por Sérgio Bittencourt, mas que foi interpretada por diversos nomes do cancioneiro nacional, como Nelson Gonçalves, Elizeth Cardoso, Zeca Pagodinho e Otto. Ela foi escrita num guardanapo logo após a morte de seu pai, Jacob do Bandolim, a maior referência brasileira no instrumento, que lhe deu o nome artístico. A canção é, ao mesmo tempo, uma homenagem e um desabafo sobre a dor da saudade causada pela partida do patriarca da família. 

Música sobre luto e morte para ajudar a lidar com o tema.

The Beatles é uma banda britânica que dispensa apresentações: é um dos maiores grupos musicais de todos os tempos. Mesmo com o fim conjunto, seus integrantes continuaram a fazer música em carreira solo.

Foi o caso do guitarrista George Harrison. Uma de suas letras mais profundas é a música sobre luto e morte Art of dying (Arte de morrer), a qual nos ensina a lidar de uma maneira menos dolorosa com essa questão.

O que Harrison quis dizer com a canção é que a morte é uma certeza que temos na vida, então precisamos encarar esse momento do melhor jeito que pudermos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *