O projeto Vida Verde é um dos projetos do Parque das Cerejeiras de que mais nos orgulhamos. Nele estão reunidos vários de nossos compromissos e propósitos: uma ação de homenagem que congrega sustentabilidade, preservação ambiental, educação e apoio ao luto.
Plante uma árvore e celebre a vida!
Por meio do Projeto Vida Verde, convidamos o visitante a plantar uma árvore em homenagem ao ente querido falecido. Vemos o ato de plantar uma nova árvore como uma forma de celebrar a memória através da vida e de simbolizar a sua continuidade.
Nos anos iniciais do Vida Verde os plantios eram realizados no próprio Parque das Cerejeiras. A partir de 2021, passamos a oferecer mudas concebidas no viveiro do Cerejeiras para que o plantio seja realizado fora do nosso espaço, no lugar de escolha do participante.
“Plante uma árvore e veja nascer uma homenagem” é um dos slogans que sintetizam o Vida Verde.
Um projeto, muitas árvores e inúmeros benefícios!
- O contato com a natureza e o processo de luto.
Entendemos que a simbologia de uma nova vida se desenvolvendo, crescendo e iniciando seu ciclo no mesmo local onde descansa o corpo do ente querido falecido é muito poderosa. Existe uma relação entre a vida e a morte e os ciclos da natureza.
Para além do teor sentimental da homenagem, todos os envolvidos também aprendem muito com o plantio, pois, ainda que de maneira indireta, a o contato com a educação ambiental e preservação da natureza devem fazer parte de nossa vida.
- Benefícios para a comunidade.
Com as diversas ações de sustentabilidade adotadas pelo Cerejeiras, abraçamos o propósito de promover a educação ambiental da sociedade. Queremos propagar os valores da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, divulgando e dando visibilidade às nossas práticas e ações. Afinal, a efetiva proteção do meio ambiente depende da consciência coletiva sobre a importância de cada ação individual.
A criação de uma floresta para preservação da fauna e flora é determinante para a comunidade e para as próximas gerações, somente com o cuidado com o meio ambiente garantiremos qualidade de vida para o futuro.
- Compromisso do Cerejeiras com a natureza e com o enlutado.
O Projeto Vida Verde é muito importante para o Cerejeiras, pois coloca nosso cliente como protagonista da homenagem, o apoia em sua trajetória de luto além de contribuir para a preservação do meio ambiente. Para nós é uma honra ver florescer a esperança de dias melhores para nosso planeta e dias mais leves no processo de luto dos familiares.
Todos os envolvidos sentem orgulho do Projeto Vida Verde e destacam a importância de proporcionar os momentos que presenciamos durante as homenagens. É um privilégio plantar e acompanhar de perto as árvores crescendo, seja ao redor do espaço ou em outro lugar: uma feliz espera.
Quero plantar minha árvore em homenagem! Como participar do Projeto Vida Verde?
Para fazer parte do Projeto Vida Verde e homenagear o ente querido, basta ir ao Cerejeiras e escolher a espécie da muda de árvore que deseja plantar. Fornecemos mudas de árvores de diversas espécies (tais como ipê-amarelo, pitangueira, aroeira, jatobá), para que você possa plantar essa homenagem no local de sua escolha e eternizar a memória de quem você ama. O serviço é grátis e oferecido a clientes e não clientes.
Saiba mais sobre a importância das árvores.
Além da fotossíntese, as árvores possuem diversos outros papéis ecológicos. As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais e fornecem alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, inclusive o homem.
O controle da temperatura global (grande consequência do aquecimento global) é mais uma das muitas funções das árvores. Sem elas teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor, além de perdemos os nossos locais de sombra. Enfrentaríamos também a erosão do solo e a diminuição de outras espécies de plantas e animais que dependem diretamente das árvores.
As árvores absorvem odores e gases poluentes (óxidos de nitrogênio, amônia, dióxido de enxofre e ozônio) e filtram as partículas do ar prendendo-as nas folhas e na casca. A poluição do ar é um dos fatores que causam as doenças respiratórias e as árvores nos ajudam, melhorando a qualidade do ar que respiramos.
Muitos estudos já demonstraram os benefícios das árvores para o restabelecimento da saúde. Pacientes internados em hospitais que têm acesso a uma vista da janela com árvores, por exemplo, se recuperam bem mais rápido e com menos complicações. Crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) apresentam menos sintomas quando têm acesso à natureza. A exposição às árvores e à natureza também auxilia na concentração, reduzindo a fadiga mental.
Curiosidades sobre as árvores:
A árvore General Sherman, espécie de sequoia, que fica no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia (Estados Unidos), é considerada a maior árvore do mundo por causa do conjunto de medidas que possui: 82,6 metros de altura, 25,9 metros de diâmetro e 1.814 toneladas. Além disso, essa árvore tem cerca de 2.100 anos!
O Jequitibá, espécie típica da Mata Atlântica Brasileira, pode atingir 60 metros: a altura de um edifício de 20 andares. Jequitibá, em Tupi, quer dizer, “gigante da floresta”.
A Samaúma, árvore típica da Floresta Amazônica, é a maior espécie original do Brasil e possui 90 metros de altura em média.