Projeto Vida Verde

O projeto Vida Verde é um dos projetos do Parque das Cerejeiras de que mais nos orgulhamos. Nele estão reunidos vários de nossos compromissos e propósitos: uma ação de homenagem que congrega sustentabilidade, preservação ambiental, educação e apoio ao luto. 

Plante uma árvore e celebre a vida!

Por meio do Projeto Vida Verde, convidamos o visitante a plantar uma árvore em homenagem ao ente querido falecido. Vemos o ato de plantar uma nova árvore no mesmo espaço do sepultamento como uma forma de celebrar a memória através da vida e de simbolizar a sua continuidade. 

“Plante uma árvore e veja nascer uma homenagem” é um dos slogans que sintetizam o Projeto Vida Verde. Disponibilizamos gratuitamente (para clientes e não clientes) placas de homenagem que são colocadas junto às árvores para possibilitar a expressão gráfica do tributo ao falecido.

Como tudo começou: o início do Projeto Vida Verde.

A inauguração do projeto aconteceu em 2011 no evento do Dia de Finados. 

O reflorestamento de uma grande área do cemitério sempre foi uma questão fundamental em nossos planos, juntamente com nossa constante busca por maneiras inovadoras de criar homenagens póstumas e ressignificar o luto. Vimos então no Projeto Vida Verde a oportunidade de juntar estes dois objetivos e criar uma floresta de homenagens. Já são mais de 1.500 homenagens em forma de árvores plantadas.

Plantar uma árvore é uma forma de expressar nossa crença na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente. O nome “Vida Verde” foi escolhido pois a árvore corresponde à melhor e mais visível representação da vida de nossos ecossistemas. Além de ser o símbolo de vida, a árvore também representa a resistência ao tempo e a permanência, reforçando o sentido de amor eterno à homenagem realizada. Materializa de forma duradoura a homenagem à vida de um ente querido que partiu.

Um projeto, muitas árvores e inúmeros benefícios!

  • O contato com a natureza e o processo de luto.

Entendemos que a simbologia de uma nova vida se desenvolvendo, crescendo e iniciando seu ciclo no mesmo local onde descansa o corpo do ente querido falecido é muito poderosa. Existe uma relação entre a vida e a morte e os ciclos da natureza. 

Para além do teor sentimental da homenagem, todos os envolvidos também aprendem muito com o plantio, pois, ainda que de maneira indireta, a o contato com a educação ambiental e preservação da natureza devem fazer parte de nossa vida. Muitos clientes visitam a árvore e acompanham o seu desenvolvimento e por isso sempre fizemos questão de deixar a toda a área acessível e bem cuidada para receber os visitantes.

  • Benefícios para a comunidade.

Com as diversas ações de sustentabilidade adotadas pelo Grupo Cerejeiras, abraçamos o propósito de promover a educação ambiental da sociedade. Queremos propagar os valores da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, divulgando e dando visibilidade às nossas práticas e ações. Afinal, a efetiva proteção do meio ambiente depende da consciência coletiva sobre a importância de cada ação individual.

A criação de uma floresta para preservação da fauna e flora é determinante para a comunidade e para as próximas gerações, somente com o cuidado com o meio ambiente garantiremos qualidade de vida para o futuro.

  • Compromisso do Cerejeiras com a natureza e com o enlutado.

O Projeto Vida Verde é muito importante para o Grupo Cerejeiras, pois coloca nosso cliente como protagonista da homenagem, o apoia em sua trajetória de luto além de contribuir para a preservação do meio ambiente. Para nós é uma honra ver florescer a esperança de dias melhores para nosso planeta e dias mais leves no processo de luto dos familiares. 

Todas as áreas que se envolveram desde o início para executar todos os planos sentem orgulho do Projeto Vida Verde e destacam a importância de proporcionar os momentos que presenciamos durante as homenagens, além de podermos acompanhar de perto as árvores crescendo ao redor do espaço: uma feliz espera.

Quero plantar minha árvore em homenagem! Como participar do Projeto Vida Verde?

Para fazer parte do Projeto Vida Verde e homenagear o ente querido basta entrar em contato conosco e agendar o plantio. O serviço é grátis e oferecido a clientes e não clientes. A placa de identificação com o nome do homenageado e a muda para o plantio, assim como todos os demais equipamentos são fornecidos por nós e a homenagem não tem nenhum custo para a família.

Saiba mais sobre a importância das árvores.

Além da fotossíntese, as árvores possuem diversos outros papéis ecológicos. As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais e fornecem alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, inclusive o homem.

O controle da temperatura global (grande consequência do aquecimento global) é mais uma das muitas funções das árvores. Sem elas teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor, além de perdemos os nossos locais de sombra. Enfrentaríamos também a erosão do solo e a diminuição de outras espécies de plantas e animais que dependem diretamente das árvores. 

As árvores absorvem odores e gases poluentes (óxidos de nitrogênio, amônia, dióxido de enxofre e ozônio) e filtram as partículas do ar prendendo-as nas folhas e na casca. A poluição do ar é um dos fatores que causam as doenças respiratórias e as árvores nos ajudam, melhorando a qualidade do ar que respiramos. 

Muitos estudos já demonstraram os benefícios das árvores para o restabelecimento da saúde. Pacientes internados em hospitais que têm acesso a uma vista da janela com árvores, por exemplo, se recuperam bem mais rápido e com menos complicações. Crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) apresentam menos sintomas quando têm acesso à natureza. A exposição às árvores e à natureza também auxilia na concentração, reduzindo a fadiga mental.

Curiosidades sobre as árvores:

  • A árvore General Sherman, espécie de sequoia, que fica no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia (Estados Unidos), é considerada a maior árvore do mundo por causa do conjunto de medidas que possui: 82,6 metros de altura, 25,9 metros de diâmetro e 1.814 toneladas. Além disso, essa árvore tem cerca de 2.100 anos!
  • O Jequitibá, espécie típica da Mata Atlântica Brasileira, pode atingir 60 metros: a altura de um edifício de 20 andares. Jequitibá, em Tupi, quer dizer, “gigante da floresta”.
  • A Samaúma, árvore típica da Floresta Amazônica, é a maior espécie original do Brasil e possui 90 metros de altura em média.

Preencha o formulário abaixo para conhecer nossas soluções.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Para conhecer nossas soluções, clique aqui.

Deixe um comentário