Significado da Páscoa

Significado da Páscoa nas religiões.

Significado da páscoa

O significado da Páscoa nas religiões tem suas semelhanças e diferenças, mas para todas é um período que significa renovação e esperança. É tempo de agradecer e de buscar ser uma pessoa mais virtuosa. 

No Brasil, a cada ano a celebração pascal é realizada em uma data diferente.

A mudança acontece anualmente porque depende de variações do ciclo lunar em relação à data do equinócio de outono aqui no hemisfério sul e do equinócio de primavera no hemisfério norte, que ocorre em 20 ou 21 de março de cada ano. 

O Dia da Páscoa será o domingo seguinte à primeira lua cheia da data desse equinócio, podendo cair de 22 de março a 25 de abril.  data pode até mudar, mas o que não muda é a importância que a Páscoa tem para diversas religiões.

Ressureição de Cristo é o maior significado da Páscoa para os cristãos.

“Ele não está aqui! Ressuscitou!”. Essas afirmações estão na Bíblia, no livro de Lucas, capítulo 25, versículo 6. 

É a ressurreição de Jesus Cristo o maior significado da Páscoa para os cristãos, pois eles celebram seu renascimento, que representa a vitória da vida sobre a morte.

Outro trecho bíblico que aponta para a importância dessa data para os cristãos é o que está no livro de Coríntios, capítulo 15, versículo 14: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”. 

Sendo assim, crer na ressureição de Cristo é um dos fundamentos da crença cristã e enaltecê-la na Páscoa é uma grande demonstração e afirmação dessa fé, já que a morte e ressureição de Jesus simbolizam a esperança e renovação que são necessárias para a vida de todos.

Além disso, é também uma forma de celebrar a vida e a oportunidade de poder desfrutá-la. Por essas razões, os cristãos separam essa data para agradecer a Jesus Cristo pelo seu sacrifício em nome dos homens e também para renovar seus votos de agradecimento e fé, comprometendo-se a ser uma pessoa melhor a cada dia.

O símbolo do coelho da Páscoa também tem relação com a ressureição, pois esse bichinho teria sido o primeiro a ver o túmulo de Cristo vazio. Os ovos, por sua vez, representam o renascimento e a vida.

Para os cristãos ortodoxos, o vermelho é a cor que representa o significado da Páscoa.

Os cristãos ortodoxos consideram o vermelho a cor da vida, por isso ela é utilizada na Páscoa por seus fiéis, como forma de reafirmar e rememorar a vitória da vida de Jesus Cristo perante a sua morte. 

Não é à toa que os ovos de Páscoa dos cristãos ortodoxos são todos pintados com essa cor e colocados em grandes cestas. Eles seguem a rigor o jejum do período da quaresma e, até antes mesmo desse ciclo, realizam um pré-jejum, ou seja, uma preparação gradual para o que virá a seguir. 

É comum que nessa fase prévia tenham dias específicos em que não há consumo de carne ou laticínios, por exemplo. Os cristãos ortodoxos seguem o calendário juliano, em vez do gregoriano que foi citado anteriormente. 

Por essa razão, muitas vezes a data Páscoa é diferente para esse grupo. No ano de 2023, por exemplo, ela será comemorada no dia 16 de abril, enquanto para os cristãos não ortodoxos a solenidade ocorrerá uma semana antes, no dia 9 de abril.

Para os judeus, o significado da Páscoa está na libertação.

Ao contrário do que muitos pensam, a Páscoa tem origem judaica e não cristã, tendo sua primeira celebração pelos judeus por volta de 3.500 anos, antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo.

A palavra “Páscoa” vem do hebraico “Pessach”, cujo significado é “saída”, “passagem”, “esperança”, por representar a libertação dos judeus da condição de escravizados. 

Na Bíblia, em Êxodos, é dito no capítulo 12 “esta é a Páscoa do Senhor, páscoa significa: passagem; passar por cima”. Moisés recebeu de Deus a missão de libertar os hebreus do poder do império egípcio, que os escravizava. 

Como esse pedido não foi aceito, houve a execução das dez pragas do Egito, com o intuito de mostrar a soberania de Deus. Alguns exemplos dessas pragas foram a transformação da água em sangue, infestação de bichos e insetos, como sapos e gafanhotos, e escuridão incessante. 

A última, que foi a morte dos primogênitos das famíliasincluindo o do imperador, fez com que os hebreus fossem libertados, o que permitiu sua saída das terras egípcias e a busca pela terra prometida. 

Os primogênitos dos hebreus foram poupados e salvos, pois Deus ordenou que sangue de cordeiro fosse passado nas portas de suas casas como um sinal para que soubesse que ali eram seus lares.

Sendo assim, o significado da Páscoa para os judeus é o da libertação de seu povo da escravidão imposta pelos imperadores egípcios, divergindo do significado cristão atrelado à ressureição de Jesus Cristo.

Para celebrar a Páscoa, os judeus fazem o “Seder”, um jantar em família no qual é lido o “Hagadá”, escritura que narra essa saga, para que o sofrimento pelo qual eles passaram nunca seja esquecido. 

Os alimentos servidos também remetem àqueles que os seus antepassados comiam, como cordeiro, pão sem fermento e ervas de sabor mais amargoExiste, ainda, a restrição de não comer nada cru ou cozido em água nessa data, apenas alimentos assados no fogo.

Além disso, os primogênitos da família devem jejuar um dia antes da celebração pascal em homenagem aos primogênitos salvos durante a décima praga do Egito.

O Cerejeiras deseja a todos uma Feliz Páscoa! Que possam celebrar

essa data com a família e seguindo os preceitos religiosos nos quais acreditam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts em Destaque
Últimas postagens