legado

Legado e a sua importância

Importancia do legado

O que significa legado e qual sua importância?

Antes de discutirmos sobre a importância do legado, é interessante entender o que essa palavra significa.  Legado está relacionado àquilo que é transmitido a outra pessoa. Muitas vezes, o atrelamos ao patrimônio material que um ente falecido deixa como herança a seus familiares.  Entretanto, o legado deixado também pode ser feito dos ensinamentos, emoções e valores que essa pessoa transmitiu a todos com quem conviveu. Por isso, a importância do legado vai muito além dos bens materiais.  Não é à toa que, quando alguma personalidade famosa falece, muitas pessoas, mesmo que não a conhecessem pessoalmente, ficam entristecidas e com o sentimento de luto: é porque essa celebridade deixou um legado importante para aqueles que a acompanhavam e admiravam.

Qual a importância do legado em vida?

A importância do legado frequentemente é associada ao momento da morte, mas isso é um grande equívoco. Ele é construído e propagado durante a vida, enquanto é possível estar na companhia das pessoas que nos são importantes.

Sendo assim, uma das formas mais eficientes de deixar um legado é através de conversas com amigos e familiares e dos momentos que são compartilhados com eles, tanto os bons quanto os mais difíceis. 

Manter-se ao lado de alguém durante um período difícil está, certamente, ensinando sobre a importância da amizade e da lealdade. Destinar tempo de qualidade para as pessoas que se ama é sinônimo de acolhimento, de prioridade. 

Quem não quer ser lembrado pelos demais por ser uma pessoa atenciosa e com a qual se pode contar? São nesses momentos, inclusive, que dividimos com o outro nossas opiniões e estas podem servir de conselho, de incentivo ou de inspiração, fazendo com que a pessoa se lembre deles em ocasiões posteriores. 

Desse modo, é possível perceber a importância do legado, porque, além dele ser duradouro, diversas vezes ele está sendo transmitido semque saibamos ou imaginemos. 

Quem nunca se surpreendeu com alguém dizendo que uma determinada conversa ou momento a marcou de uma forma positiva, ajudando em outras situações que ela passou?

Por isso, a importância do legado está ligada à vida e não à morte, àqueles momentos que vão ficar sempre guardados na memória de tão especiais que foram, com uma troca de carinho e amor.

Como transmitir a importância do legado para as crianças?

Sabe-se que as crianças aprendem muito pelo exemplo que vem de outras pessoas, principalmente dos adultos responsáveis por sua criação. 

Por isso, é preciso ter olhar atento para lhes transmitir bons ensinamentos, como respeitar a si mesmo e ao próximo, ser honesto e ter empatia e resiliência.

Quando ler um livro ou assistir a um desenho animado com uma criança, aproveite para discutir as situações enfrentadas pelos personagens, perguntar a opinião dela sobre o assunto e o que ela faria diante daquilo. 

É por meio dessa maneira lúdica que surge a oportunidade de debater com ela os valores que você quer deixar como legado. O brincar simbólico também cumpre essa função. 

É na brincadeira que a criança consegue se expressar e demonstrar tudo o que está sentindo e vivenciando, além de aprender sobre os mais diversos assuntos, não só os pedagógicos, mas também os da vida diária. 

Por isso, a importância do legado está diretamente atrelada à importância do brincar. Mesmo sem parecer, quando os ensinamentos aparecem nos jogos e brincadeiras, ela está absorvendo todos eles de uma forma leve e divertida. 

Assim, sua personalidade e caráter já vão sendo construídos desde cedo, de acordo com o legado que lhe é transmitido.

Personalidades brasileiras que comprovam importância do legado.

Diversas personalidades brasileiras das mais diferentes áreas deixaram grandes legados para seus conterrâneos e também para pessoas de outros países. 

Um grande exemplo de pessoa inspiradora é a Irmã Dulce, freira que teve dois milagres reconhecidos pelo Vaticano: a recuperação de uma parturiente que estava com uma hemorragia interna e a recuperação da visão de um homem que estava sem enxergar há anos por causa de umglaucoma. 

Entretanto, o legado de Irmã Dulce não é resumido a esses feitos. Seu legado maior é a ajuda aos pobres que realizou por toda a vida. Ela costumava dizer que no amor e a fé é que encontrava a força necessária para cumprir sua missão. 

Foi canonizada pelo Papa Francisco em 2019, com o título de Santa Dulce dos Pobres. Claro que não é preciso ser religiosa(o) para deixar um grande legado. Maria da Penha é um dos nomes mais conhecidos do Brasil devido à sua luta pelo direito das mulheres e contra a violência doméstica. 

Seu marido tentou matá-la duas vezes, uma com um tiro, que a deixou paraplégica, e outra por eletrocussão. Desde então, tornou-se ativista dos direitos das mulheres. 

Seu legado está na aprovação da Lei nº 11.340/2006, conhecida justamente por Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Nos esportes, Ayrton Senna é um dos maiores representantes da importância do legado para o povo brasileiro. O piloto de Fórmula 1 se tornou a imagem da dedicação e superação, tendo fãs ao redor do mundo, como Lewis Hamilton, piloto sete vezes campeão mundial, que sempre declara que Ayrton Senna é uma de suas maiores inspirações. 

A rede de comunicação BBC elegeu o automobilista brasileiro como o melhor piloto de Fórmula 1 da história, devido à sua enorme dedicação ao esporte, sempre buscando a excelência e os melhores resultados.

Senna também se dedicou à filantropia, principalmente em causas relacionadas à infância. Ele deu início ao projeto que hoje é o Instituto Ayrton Sennapresidido por sua irmã Viviane Senna, cujo trabalho é voltado para a educação.

Maurício de Sousa é outro brasileiro que representa bem a importância do legado. Seus gibis, publicados desde a década de 1970, são grandes responsáveis pela iniciação no mundo da leitura de diversas crianças, não só do Brasil, como também do mundo, já que as histórias da Turma da Mônica já foram publicadas em 40 países. 

Muitas crianças começam a ter interesse por ler graças a Mônica, Magali, Cascão, Cebolinha e seus amigos que, mesmo depois de tantos anos, continuam fazendo sucesso e contribuindo para a formação de leitores.

Agora, conte para o Cerejeiras: qual foi o maior legado que já lhe deixaram? Ou ainda, qual legado você pretende transmitir? 

Se ainda não havia feito essas perguntas, tire cinco minutinhos para pensar sobre esse assunto, porque ele pode trazer reflexões importantes.

Rodrigo Rodrigues

Psicólogo formado pela USP - São Paulo, especializado em atendimento de suporte a pessoas em luto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *