Primeiras Festas Após a Perda de um Ente Querido.

O luto e as comemorações: quais hábitos manter e o que devo mudar? Como enfrentar o luto nas datas comemorativas?

Após a perda de um ente querido não sabemos como vamos nos sentir sem ele e como será enfrentar o luto nas datas comemorativas. Não importa o evento, desde a primeira refeição, primeiro aniversário, primeiras festas até comemorações e feriados de final de ano: tudo poderá tornar-se um desafio. As férias podem ser uma época particularmente dolorosa, pois o mundo inteiro parece desejar que você esteja cheio de alegria, mas sem o seu ente querido ao seu lado, como será possível comemorar como antes?

Por onde devo começar? O luto nas datas comemorativas tem altos e baixos.

O primeiro e mais importante passo é perceber que você não precisa pular de alegria para que as férias sejam significativas. Depois de uma perda, o luto é uma parte saudável da nossa cura. Haverá gatilhos como velhos hábitos, lembranças e histórias que, sem dúvida, trarão dor. Ao experimentar essa montanha-russa de emoções, você está sendo autêntico e honesto consigo mesmo. Concentre-se em criar algum significado para si mesmo para que assim você possa encontrar uma forma mais saudável de enfrentar o luto nas datas comemorativas. Aqui estão algumas ideias e dicas úteis para ajudá-los:

Você pode manter alguns antigos hábitos.

Faz todo sentido manter algumas práticas vivas após a perda de um ente querido. Veja como uma oportunidade de relembrar histórias marcantes com a família ou amigos. Entenda que você poderá viver sentimentos opostos: ausência e presença, a sensação de que você está revivendo algo que foi construído em conjunto com a pessoa que faleceu e que fazia sentido para ela também datas comemorativas mais significativas e ajudá-lo a se sentir próximo deles.

Combine novos elementos com antigos hábitos.

Para algumas famílias, fazer algumas mudanças nas datas comemorativas tradicionais ajuda a lidar melhor com a ausência da pessoa amada.

Por exemplo, se o jantar era em sua casa, pense na possibilidade de fazê-lo na casa de outro familiar este ano. Você pode fazer a sobremesa preferida do seu ente querido e compartilhar lembranças alegres da sua vida com os seus familiares como uma forma de homenagem. 

Outro exemplo pode ser a confecção de enfeites para decorar a árvore de Natal que honre o seu amor pelo parente que se foi. Reconhecer a perda é saudável e nos lembra que as pessoas que amamos estão sempre conosco e que independente da partida, sempre farão parte das nossas vidas.

Desenvolva novos hábitos.

Você pode achar difícil e solitário enfrentar o luto nas datas comemorativas logo após passar pela perda de um ente querido. É importante compreender que as coisas mudaram e as férias nunca mais serão as mesmas e, por isso, fazer uma mudança em seus hábitos para marcar esta nova fase pode lhe trazer algum conforto.

Você pode criar novos hábitos e memórias, planejando novas atividades, como por exemplo:

  • O voluntariado pode ser uma boa maneira de se sentir conectado e sua ajuda será muito apreciada. Seja voluntário no seu  grupo religioso, abrigo para animais ou abrigo para pessoas sem-teto. Procure ajudar uma causa que o seu ente querido tinha apreço.
  • Convide amigos para comer e conversar sobre boas memórias.
  • Veja um filme que seu ente querido sempre gostou.
  • Se você preferir não ficar em casa durante as datas comemorativas, uma viagem pode injetar novas energias.
  • Procure fazer algo bom para você como cortar o cabelo, fazer uma massagem, cuidar das unhas, da barba, descansar ou preparar uma refeição saudável para si próprio. Estas ações de autocuidado serão importantes no seu processo de luto.

Embora as férias possam parecer solitárias, você não precisa se sentir sozinho. Faça um dia de cada vez. Concentre-se em entender quais são suas necessidades e as atenda. É normal que essas primeiras  datas sejam diferentes, mas elas não precisam ser suportadas solitariamente. Mantenha as memórias de seus entes queridos por perto e conecte-se com outras pessoas. Haverá oportunidades para tornar as datas significativas se você tiver o coração aberto a isso.

Busque apoio para o seu luto.

Muitas vezes, o coração precisa de apoio espiritual, seja uma igreja, sinagoga, mesquita ou templo, e psicológico.  Caso as dores e dificuldades se agravem, procure ajuda profissional. 

Nós do  Memorial Parque da Cerejeiras  somos especialistas no assunto e disponibilizamos vários meios de informação e ajuda gratuita. 

Você pode contar com grupos de apoio, missas, palestras com psicólogas especializadas  no luto e muitas opções de materiais e textos em nosso blog sobre o assunto. Confira alguns que preparamos e podem ajudar: 

Este texto foi desenvolvido pelo Centro de Psicologia Maiêutica em colaboração com o Grupo Cerejeiras

Rodrigo Rodrigures

Psicólogo formada pela USP - São paulo, especializada em atendimento de suporte a pessoas em luto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *