Como se comportar em um velório ou funeral: o que fazer e o que evitar nestes eventos.

Receber a notícia da morte de alguém não é fácil, seja de alguém próximo ou distante do nosso convívio. Além da triste notícia que nos abala, muitas vezes surgem dúvidas sobre como se comportar em um velório ou funeral, como se vestir, se é necessário levar flores, o que dizer e o que é melhor evitar falar.

Como devo me comportar em um velório?

Geralmente os velórios são ambientes silenciosos para respeitar o momento da cerimônia em si. Sendo assim, é importante então tomar alguns cuidados:

  • Manter o celular desligado ou no modo silencioso.
  • Manter o tom de voz baixo durante as conversas.
  • Vestir roupas discretas e com cores neutras.
  • Ao levar crianças, tomar conta para evitar correria e muito barulho.
  • Jamais tire fotos durante o velório.
  • Assine o livro de presença, se houver.
  • Ao chegar, fique em silêncio por um minuto em frente ao caixão — essa atitude será vista como demonstração de respeito ao falecido.

Posso levar crianças ao velório e funeral?

As crianças podem ir ao velório, mas devem ser consultadas a respeito disso. Devemos lembrar que elas não sabem ao certo o que acontece num velório e, por isso, é preciso que o adulto esclareça sobre o que poderá ocorrer nesse lugar. É importante dizer, com palavras simples, que o corpo da pessoa que morreu fica numa caixa especial, por um tempo, para que as pessoas possam vê-lo, mais uma vez, antes de ser enterrado. Também é importante avisar que haverá gente chorando, pois estão tristes com o fato. Outra sugestão é mencionar que a pessoa que morreu não sente mais dor, frio ou qualquer desconforto. Após a explicação, pergunte se ela deseja ir ao velório, e só a leve em caso afirmativo; não a obrigue a ir em hipótese alguma, mas também não lhe negue o direito de participar do ritual.

O que dizer ao chegar no velório?

Expressar os sentimentos ou condolências é a forma de confortar as pessoas próximas ao falecido neste momento tão sensível. Não é preciso falar muito. Às vezes, só sua presença já é reconfortante, mas uma mensagem curta como “Sinto muito”, “Meus pêsames” ou “Lamento pela sua perda” será bem recebida. E se ainda assim faltar palavras, um abraço é uma ótima forma de se expressar. 

Caso queira mais detalhes sobre como expressar pêsames ou condolências, consulte nosso artigo “Maneiras de enviar condolências após a morte de entes queridos”.

A melhor forma de escolher o que dizer e como agir é se colocar no lugar da família enlutada e pensar o que você gostaria de escutar e como gostaria que as pessoas ao seu redor agissem. Se você já perdeu um ente querido e passou por uma situação de luto familiar, fica mais fácil compreender. No entanto, tenha em mente que cada pessoa é única em sua forma de responder às diversas dificuldades da vida e lida com os sentimentos de maneira também muito particular. Respeite sempre o tempo, a vontade e o espaço de cada um ao ajudar uma família em luto, mas saiba que seu apoio é muito importante neste momento.

O que não devo dizer à família enlutada durante o velório?

Evite dizer aos familiares do falecido que “você sabe o que eles estão sentindo” ou que o falecido “agora está descansando”. Este é um momento sensível e os enlutados estão passando por um turbilhão de emoções. Outros assuntos que não devem ser abordados neste momento são: “como você está?”, “o tempo cura a dor”, “todos passam por isso” e “não se sinta mal”.

Evite estas expressões:

  • “Você ainda pode se casar de novo” 
  • “Ele(a) descansou”
  • “Deus sabe sempre o que faz”
  • “Me disseram que ele(a) morreu de maneira trágica, como foi?”
  • “Não sei se serve de consolo, mas o meu caso foi bem pior que o seu, porque…”
  • “Pare de chorar, ele(a) não fica feliz com isto de lá onde ele(a) está”

Como prestar homenagem durante o velório?

A presença no velório já é uma importante forma de homenagem. E para expressar a lembrança e o carinho é comum, por exemplo, enviar uma coroa de flores ou levar flores. E há outras formas de homenagear como deixar uma mensagem em um livro de condolências ou em sites de homenagens, entre outros. Além de poder se despedir da pessoa que morreu, o comparecimento ao velório é uma forma de amparar a família, demonstrar solidariedade e apoio.

Como auxiliar uma família em luto?

Pessoas em luto precisam de ajuda não só no momento do velório e sepultamento. Depois do primeiro mês após a morte, as pessoas em luto costumam se sentir mais sozinhas porque os amigos e parentes voltam para suas vidas e seus afazeres. Se quiser ajudar, mantenha contato, demonstre disponibilidade, se ofereça e sempre pergunte o que a pessoa está precisando. Ofereça ajuda com ações do dia a dia da pessoa, telefone para conversar, para saber como ela está, se ofereça mais para ouvir do que para falar. Ao contrário do que parece, falar sobre o que está sentindo, sobre a pessoa que faleceu, sobre a saudade que sente, faz bem para o processo de luto. Caso a pessoa não queira conversar, não force, tenha paciência.

Para saber mais sobre este tema, consulte nosso blog “Família em Luto, saiba como ajudar”.

Observe e leve em consideração as diferenças culturais e religiosas.

O Brasil é um país multicultural e com muitas religiões diferentes. Ao chegar a um velório é importante seguir as tradições e os costumes da família, mesmo que você não pratique determinada religião. Não é necessário fazer algo que vá contra seus valores, mas é importante demonstrar respeito ao falecido e sua família. 

As principais religiões do Brasil possuem algumas particularidades. Procure sempre saber como será o ritual antes de ir.

Cristãos evangélicos:

As famílias cristãs evangélicas não se apegam a simbologias, focando no suporte à família enlutada e na união dos membros da igreja e amigos.

Cristãos católicos:

Os católicos utilizam mais símbolos e ornamentos como castiçais, cruz, terços, velas e coroas de flores para homenagear o falecido e professarem sua fé nos santos.

Judeus:

A cerimônia judaica costuma ser curta e enaltece as qualidades do falecido. Durante o ritual as mulheres cobrem suas cabeças com lenço e os homens usam o quipá.

Muçulmanos:

Para os muçulmanos não há velório e vestir-se de preto não é necessário. O corpo do ente querido é exibido publicamente para a despedida.

Budismo japonês:

Com música, fotografia e melhores vestimentas, as despedidas budistas são sinônimo de festa com direito a banquete para os convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *