Como se preparar para a morte? Conheça os benefícios do planejamento.

Seja qual for a opção para os preparativos e homenagens finais, sabemos que o planejamento para a morte faz toda a diferença, tanto emocional quanto financeiramente. A morte é um evento natural, inevitável e, muitas vezes, imprevisível. Apesar de ser a única certeza que temos, a maioria de nós prefere não pensar no assunto e, por isso, somos pegos de surpresa. 

Um estudo de pós-graduação realizado pelo Instituto de Psicologia da USP revelou que pessoas que conseguem se planejar para a morte vivem uma vida mais saudável. Isso porque “repudiar a morte e tratar o assunto como tabu pode trazer sofrimento ao envelhecimento, além de impedir uma auto reflexão sobre a própria vida”, relata a pesquisadora. Confira a dissertação completa aqui.

Planejar para a morte faz parte da vida.

Planejar faz parte da vida e, diferentemente do que muitos pensam, não planejamos apenas coisas divertidas como viagens dos sonhos ou festas de aniversário. Quando compramos um carro, não pensamos apenas que ele pode ser roubado ou amassado, mas mesmo assim nos sentimos mais tranquilos se contratamos um seguro, certo? Tudo o que queremos é evitar grandes transtornos caso o inesperado aconteça. O mesmo acontece com o planejamento da morte. Assim como a falta de planejamento em qualquer evento, não planejar a morte pode tornar o difícil momento do luto, além de triste, também caótico e desorganizado.

Com as decisões sobre os preparativos já tomadas com antecedência, você e seus familiares poderão, chegada a hora, se entregar inteiramente à despedida. Com tempo e abertura para discussão, a escolha consciente do local e da forma que as homenagens acontecerão permitirá a você e aos seus familiares tomarem juntos a melhor decisão do ponto de vista pessoal e financeiro.

Organização de documentos: o primeiro passo para o planejamento da morte.

Encontrar uma anotação ou um documento antigo no fundo das gavetas entre várias pastas nos armários pode ser um verdadeiro pesadelo quando estamos emocionalmente abalados e enfrentando a notícia da perda de um ente querido. 

Por isso é muito importante organizar documentos e anotar informações de forma antecipada e separar, por exemplo:

  • Documentos pessoais
  • Dados financeiros e bancários
  • Procurações
  • Contratos importantes, seguros de vida, carro ou casa.
  • Dados de pensão
  • Instruções especiais (por exemplo, doação de órgãos) 
  • Partilha de bens e testamento

Todas essas informações práticas podem não ser localizadas se não forem compiladas e organizadas desde já. 

Esta simples providência de compilação de dados poupará sua família e seus entes queridos de muito desgaste emocional, incerteza e desperdício de tempo no momento da perda, além de riscos e até possíveis prejuízos por conta da falta de preparação. 

Considere que a atividade de reunir essa informação será também um convite para um momento de reflexão e para uma conversa franca com seus familiares mais próximos sobre a escolha do local e da forma que serão realizadas as homenagens finais.

Planejando os detalhes para o funeral.

A importância de planejar para a morte está também ligada à sua possibilidade de escolher, livremente e com tranquilidade, as melhores opções de serviços funerários e cemiteriais. 

São muitas as soluções oferecidas para as homenagens fúnebres. Existe a opção de contratação de um plano funerário (com diversas possibilidades e coberturas), que oferece a tranquilidade de prevenir o desembolso para despesas com traslado, caixão, velório e ornamentação, por exemplo. A escolha também acontece nos rituais e cerimônias de despedida: podem ser mais simples e discretos ou mais elaborados. Alguns preferem contar com homenagens religiosas ou com tributos especiais, além das possibilidades de sepultamento ou cremação. 

A escolha antecipada dessas soluções permite comparar e selecionar de forma consciente o que mais combina com sua personalidade, o que melhor expressa sua individualidade, o que representa seu desejo de como quer ser lembrado.

Não pague o alto preço da falta de planejamento!

Outro aspecto essencial é o fato de que as soluções para o funeral custam caro. A qualidade e o preço dos jazigos em cemitério variam muito. Os planos funerários oferecem diversas alternativas que se adaptam a cada situação familiar.

Neste caso, como em qualquer aquisição importante de bens e serviços, o tempo para a análise e comparação é crucial para que você possa escolher a solução mais adequada para você. Na ausência de um planejamento para a morte, por ocasião da perda, com a necessidade de decidir rapidamente e de última hora, a tendência é de não haver espaço para reflexão sobre o custo e o benefício da contratação. Essa imprevidência pode conduzir a uma carga financeira excessiva para seus familiares mais próximos. 

Por isso, planejar e contratar antecipadamente um plano funerário e um jazigo em um cemitério de sua escolha representam um benefício especialmente importante. O planejamento para a morte possibilitará uma decisão financeiramente responsável, sem riscos para você e sua família, com a garantia de um valor pré-fixado que esteja dentro de suas possibilidades.

Nós preparamos para você.

Como parte dos programas de suporte ao luto do Grupo Cerejeiras, com décadas de experiência nesse campo, contamos com a contribuição de especialistas que nos ajudaram a acumular conhecimento e a elaborar materiais informativos com foco no planejamento da morte, prevenção e na preparação para todos os aspectos desse processo doloroso. 

Para auxiliar no planejamento da morte, elaboramos o Guia prático da despedida, que lista os passos que devemos percorrer para estarmos realmente preparados. 

Além do Guia prático da despedida, convidamos você a acessar Pensando a morte em vida: um guia de orientações sobre a finitude e O que Fazer em Caso de Falecimento? Decisões para o Funeral

Para saber mais sobre as soluções que oferecemos para esse momento difícil, clique aqui.

Preencha o formulário abaixo para conhecer nossas soluções.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Materiais de Apoio

Destacamos os materiais que elaboramos e que distribuímos para suporte aos enlutados:

Deixe uma resposta